quinta-feira, 22 de outubro de 2015

MOSTRA-ME 2015



MOSTRA-ME


XIV MOSTRA DE DOCUMENTÁRIOS SOBRE DIREITOS HUMANOS

Amnistia Internacional Portugal - Grupo 19 | Sintra

6, 7 e 8 de novembro de 2015


A Amnistia Internacional Portugal – Grupo 19, em colaboração com o Centro Cultural Olga Cadaval, promove a realização, de 6 a 8 de novembro de 2015, da 14ª edição da MOSTRA-ME - Mostra de Documentários sobre Direitos Humanos. Durante três dias serão exibidos documentários, alguns deles inéditos, sobre temas distintos realizados em diversos países com o intuito de fornecer uma perspetiva alargada sobre alguns dos desafios que se colocam aos Direitos Humanos na atualidade. A programação pretende potenciar a consciência da comunidade sobre os Direitos Humanos, essencial para uma sociedade mais bem informada e formada. Tal como nas edições anteriores, está prevista a presença de realizadores e especialistas para analisarem, em conjunto com a Amnistia Internacional, alguns dos filmes após a sua projeção, em cujo debate o público é convidado a participar. Serão ainda realizadas atividades complementares relacionadas com temas e campanhas da Amnistia Internacional em curso.


PROGRAMAÇÃO


SALMA | 6 de novembro | 10h30 | (disponível por marcação para escolas)

Quando Salma, uma jovem muçulmana do sul da Índia, tinha 13 anos, foi trancada pela sua família durante 25 anos, que a proibiu de estudar e a forçou a casar. Durante esse tempo, as palavras foram a salvação de Salma. Ela começou secretamente a compor poemas em pedaços de papel e, por meio de um sistema complexo, foi capaz de os tirar de casa, e levá-los para as mãos de um editor. Contra todas as expectativas, Salma tornou-se a mais famosa poeta Tamil: o primeiro passo para a descoberta de sua própria liberdade e o desafiar das tradições e códigos de conduta na sua aldeia.

Kim Longinotto, Reino Unido/Índia, 2013, 89'
  


O MEDO À ESPREITA | 6 de novembro | 21h30 | (filme vencedor prémio AI IndieLisboa)

Depois de “Lisboa Domiciliária”, estreado nas nossas salas em 2009, Marta Pessoa filma outras memórias secretas: a de cidadãos que viveram, até à queda do Estado Novo, uma vida de perseguição pessoal e política. Ao longo de toda a sua existência, uma das piores faces da ditadura movia-se por passos secretos, informações ocultas, e perseguições, no dia-a-dia, a pessoas suspeitas de viverem contra o regime. “O Medo à Espreita” é o retrato, assim, de pessoas que viveram diariamente debaixo da sombra dos informadores da PIDE/DGS e da sua tortura. Mas é também o retrato de um país onde o instrumento da denúncia cresceu para além dos círculos políticos para se instalar, sorrateiramente, no nosso quotidiano.


Marta Pessoa, Portugal, 2015, 86’

Debate com a presença da realizadora.



NAUFRÁGIO (SHIPWRECK) | 7 de novembro | 21h30 | (menção honrosa Prémio AI IndieLisboa)


Vida e morte ecoam nas palavras de um sobrevivente que passeia, em “Shipwreck”, entre os destroços de um desastre humanitário: o naufrágio de emigrantes ilegais na costa italiana.

Morgan Knibbe, Holanda/Itália, 2014, 15′



A Luta Interior (The Battle Within) | 7 de novembro | 21h45 | (filme inédito)

Segundo o Departamento de Estado para os Veteranos, em cada 65 minutos há um suicídio entre os militares veteranos dos EUA. Só em 2012 suicidaram-se mais militares do que aqueles que foram mortos em combate. O tratamento para os veteranos do Iraque e do Afeganistão, que sofrem do Síndrome Pós-Traumático de Guerra, custou para cima de 2 biliões de dólares.
O documentário aborda a questão do elevado índice de suicídios entre os veteranos e militares dos EUA, a partir dos chocantes dados estatísticos mais recentes. São procuradas as causas e a natureza destes suicídios ao mesmo tempo que evidencia o desgaste a que são sujeitos, seja enquanto se encontram no ativo, na reserva ou no momento do seu regresso a casa. São focadas ainda as dificuldades inerentes à sua reintegração na sociedade, processo em que são analisadas as situações limite conducentes ao suicídio, incluindo o quadro de sintomas associados ao síndrome pós traumático de guerra (SPTG) e ao trauma crânioencefálico (TBI).

Shahram Hashemi /Susan Tehrani; EUA, 2014, 25’

Debate com o realizador (a confirmar), 
Sofia Lorena, jornalista do Público e Cátia Miriam Costa, investigadora do ISCTE


JULGAMENTO NA HUNGRIA (JUDGMENT IN HUNGARY) | 8 de novembro | 17h00

Um drama de tribunal sobre o julgamento de quatro homens, acusados de terem assassinado vários ciganos ao longo de um ano, entre eles uma criança de 5 anos de idade, por motivos raciais. O filme decorre numa sala de tribunal, pequena e claustrofóbica, em Budapeste, na Hungria. O julgamento começou em março de 2011 e acabou a 6 de agosto de 2013.

Eszter Hajdú, Hungria/Portugal/Alemanha, 2014, 112’

Debate com a presença da realizadora.