segunda-feira, 27 de abril de 2015

Filmes com chancela AI no IndieLisboa 2015


O festival de cinema independente IndieLisboa conta de novo, na sua 12ª edição, com uma série de filmes com a chancela de atribuição do Prémio Amnistia Internacional – e os primeiros estão em exibição já este fim de semana.

No galardão especial atribuído pela organização de direitos humanos estão a concurso seis filmes – três longas e três curtas –, de onde sairá o vencedor escolhido pelo júri, formado este ano pela jornalista Sofia Lorena (Público), pelo cartoonistaAntónio Antunes (Expresso) e por Susana Gaspar, presidente da Direção da Amnistia Internacional Portugal.

São eles: Aferim ! (de Radu Jude), Concerning Violence (de Göran Hugo Olsson), O Medo à Espreita (de Marta Pessoa), Onder Ons (de Guido Hendrikx), Shipwreck (de Morgan Knibbe) e Sieben Mal am Tag beklagen wir unser Los und nachts stehen wir auf, um nicht zu traümen (de Susann Maria Hempel). O patrocinador do prémio da Amnistia Internacional no IndieLisboa, no valor de 1.250€, é a Fundação Serra Henriques.

Este prémio, fruto da parceria entre a Amnistia Internacional e o IndieLisboa, e atribuído desde 2005, visa distinguir filmes que contribuem para alargar a compreensão dos espectadores sobre as várias dimensões da dignidade humana.

Até 3 de maio, e desde a passada quinta-feira, o IndieLisboa apresenta um vasto programa que obedece à filosofia de o festival se repensar, tendo reestruturado as secções, autonomizado completamente a Competição Nacional e ainda criado uma nova secção, Boca do Inferno, que os organizadores do festival descrevem como “especialmente pensada para as sessões da meia-noite” e “desaconselhada a almas mais sensíveis”.

Nesta 12ª edição, o IndieLisboa consolidou uma seleção de 260 filmes para exibir (86 longas e 174 curtas metragens), do total de mais de 4.500 trabalhos submetidos a inscrição. Serão mais de 208 sessões de cinema que se espalham pela cidade de Lisboa nas salas do Cinema São Jorge, da Culturgest, da Cinemateca Portuguesa/Museu do Cinema e do Cinema Ideal. Ao programa somam-se debates, mostras e instalações, e ainda atividades do IndieJúnior e as festas do IndieByNight.

Sem comentários:

Enviar um comentário